Blog

O que é Coaching?

O Coaching te faz pensar a respeito e mostra que ter sonhos ajuda a manter o foco em algo pelo qual dedicamos nosso tempo, nossa energia em vez de desperdiçar os dois com atividades, pessoas e pensamentos que não vão nos levar a lugar algum a não ser a estagnação de sempre.

O que é Coaching?

O coaching é uma metodologia embasada em conhecimentos científicos, como a administração, psicologia, neurociência etc.

Seja qual for a abordagem, atua no desenvolvimento do ser humano para que atinja resultados objetivos, sejam eles da área pessoal, saúde, relacionamento social, profissional, financeira, familiar, ministerial, entre outras.

Durante um processo de coaching, o cliente (coachee) conta com um profissional (coach) para planejar e conquistar objetivos.

O processo acontece através de reuniões (presencial ou on-line, individual ou em grupo), sendo cada sessão de 1 a 2 horas.

  • Coaching– é o processo
  • Coach– o(a) profissional que conduz o processo
  • Coachee– o(a) cliente que passa pelo processo para conquistar seus objetivos.

Sam Scaggs, especialista em coaching cristão e um dos co-autores do livro Você Pode Ser Um Coach, diz que coaching não é dar aconselhamentos ou fazer recomendações, e que o coach deve fazer perguntas eficazes, e a partir disto, usar o treinamentorecursos e outras ferramentas à medida que o relacionamento de coaching se desenvolve.

Qual é o seu sonho?

Inevitavelmente um coach vai perguntar isso para você e caso você ainda não saiba é bom ir pensando.

Pode parecer bobagem, mas acredite, boa parte dos nossos problemas financeiros, pessoais e profissionais está relacionada à falta de sonhos ou à nossa total falta de comprometimento com eles.

O Coaching te faz pensar a respeito e mostra que ter sonhos ajuda a manter o foco em algo pelo qual dedicamos nosso tempo, nossa energia em vez de desperdiçar os dois com atividades, pessoas e pensamentos que não vão nos levar a lugar algum a não ser a estagnação de sempre.

 

Pausa para reflexão:

“Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”

Albert Einstein

 

 

O Coach (profissional habilitado que aplica o Coaching) é  uma espécie de técnico capaz de motivar e conduzir o seu cliente ao alcance de seus objetivos, por isso o termo “Coach”, que em Inglês e significa treinador. Este profissional surgiu em meados da década de 1960 nos Estados Unidos e a idéia inicial era aplicar as técnicas de desenvolvimento de atletas na vida profissional, formando líderes mais capacitados.

Você pode contratar um coach a qualquer momento da sua vida, mas as pessoas costumam fazer isso quando estão cansadas de trabalhar no mesmo lugar, quando não conseguem evoluir na carreira, quando querem tomar uma grande decisão mas não conseguem ou simplesmente quando querem se tornar pessoas e profissionais melhores.

É parecido com terapia?

Não. O Coach  não precisa saber do seu passado. Ele vai trabalhar apenas com os seus planos e, quando necessário, vai cuidar das suas “travas”emocionais que são liberadas ao longo do processo com técnicas 100% PRÁTICAS, não analíticas.

E porque um Coach vai me ajudar?


Primeiro: porque ele estudou e é pago pra isso.

Segundo: Porque ele utiliza técnicas comprovadas cientificamente que vão agilizar a sua evolução profissional e pessoal.

Terceiro: Porque ele não vai deixar você desistir no meio do caminho a não ser que você queira pagar pra não ter resultado algum. Imagine o personal trainer, que consegue tirar do aluno tudo aquilo que ele jamais faria sozinho. O Coach faz isso com a sua vida e até com o seu corpo, se você quiser.

E vale a pena o investimento?

Minha opinião a respeito do Investimento em Coaching é a seguinte:

Peça referências e contrate um bom Coach se realmente você estiver comprometido com os seus sonhos e com a perspectiva de uma vida mais próspera e diferente da que você leva hoje ou então você vai jogar dinheiro no lixo.  Lembre-se: O Coach não é milagreiro, ele precisa de você para alcançar os objetivos traçados.

 

Tags
Mostre mais

Veja também

Deixe uma resposta

VIU ISSO?

Close
Close